1.º Seminário Internacional: Inovação Educacional: porquê, para quê, como? 3 Outubro, 2024
A RIMED-Rede para a Inovação e Melhoria da Educação, uma iniciativa da Fundação Manuel Leão, com o apoio do Município do Porto, lança o 1º Seminário Internacional sobre a problemática da Inovação Educacional, no dia 21 de Novembro de 2024, que decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.
Contexto
Num mundo em tão aceleradas mutações as escolas são confrontadas com profundos desafios socioculturais. Entre estes podemos referir tanto as potencialidades educacionais das novas tecnologias e da proliferação da Inteligência Artificial, como a adição face às redes sociais e aos ecrãs e as novas necessidades de mediação perante tão constantes e rápidas torrentes de informação.
As políticas de educação e as escolas, um pouco por todo o mundo, procuram reagir e encontrar o seu lugar, reconstruindo o atual sentido de educar. A “crise da escola” representa, antes de mais, esta busca incessante de sentido, um caminho que se revela fundamental para professores, alunos e pais e para as próprias políticas públicas de educação.
A inovação educacional está, pois, na primeira linha das preocupações políticas e culturais: o que mudar e o que manter? Como inovar no seio de um sistema tão complexo? Porquê, para quê e como? Envolvendo quem e de que modo?
A Fundação Manuel Leão e a Câmara Municipal do Porto estão na primeira linha deste percurso e decidiram instituir momentos de encontro, reflexão, troca de experiências e produção de pensamento sobre a inovação educacional, o que se traduz, entre outras iniciativas, na realização do 1º Seminário Internacional sobre a problemática da Inovação Educacional.
De modo especial, os Agrupamentos Escolares e Escolas do concelho do Porto vão poder usufruir ainda de um programa extra: serão realizados dois workshops, um antes e outro após o Seminário. O primeiro para preparar a reflexão (que representações e expetativas existem nas escolas da cidade sobre a inovação educacional? O que as preocupa e o que gostariam de debater?) e o segundo para promover a receção e o impacto do mesmo (o que aprendemos e o que vale a pena melhorar na educação promovida na cidade?).
PROGRAMA
9h00 . Abertura
Joaquim Azevedo . Presidente da Fundação Manuel Leão
Fernando Paulo . Vereador da Educação e da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto
Conferências Principais
9h30 . A Return Journey to Wisdom: Rebuilding the Foundations for Learning Ecosystems to Thrive
Ulcca Joshi Hansen (EUA) . Diretora do Programa Grantmakers for Education
Moderação: Eduardo Lomba . RIMED
10h15 . Debate
10h45 . Intervalo: coffe break
11h15 . Inovação e melhoria da educação: abordagens comunitárias atuais
Antonio Bolívar (Espanha) . Universidad Granada
Moderação: Fernando Paulo . Vereador da Educação e da Coesão Social da CMP
11h45 . Debate
12h15 . Intervalo: almoço (livre)
Apresentação de escolas inovadoras
14h00 . Agrupamento de Escolas Boa Água (Sesimbra) . Nuno Mantas, Diretor
14h30 . High Tech High (EUA) . Kaleb Rashad, Ex-Diretor Executivo
15h00 . Colégio Pedro Arrupe (Lisboa) . Ana Mira Vaz, Diretora
Moderação: Joaquim Azevedo . Fundação Manuel Leão
15h30 . Debate
A Inovação Educacional na Cidade do Porto
16h00 . Painel sobre dinâmicas escolares inovadoras da cidade do Porto (Sociedade, Escola e Investigação)
Agrupamento de Escolas Garcia de Orta . Rui Fonseca, Diretor
Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis . Isabel Ribeiro da Silva, Diretora
Escola Secundária Soares dos Reis . José Caldas, Diretor
Moderação: José Matias Alves . Universidade Católica Portuguesa
17h00 . Encerramento
As inscrições no Seminário encontram-se encerradas.
ORADORES
António Bolívar
Professor (emérito) da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada (Espanha). Entre as suas principais linhas de trabalho e publicações: desenvolvimento organizacional e liderança educativa, inovação e melhoria escolar e investigação biográfico-narrativa. Tem publicações muito diversas em livros e artigos. Entre os seus livros em Portugal: Como melhorar as escolas? Estratégias estratégicas e dinâmicas das práticas educativas (Porto: Edições ASA, 2003); Melhorar os processos e resultados educativos. (Porto: Fundação Manuel Leão, 2012). Entre os seus livros mais recentes: Una dirección escolar con capacidad de liderazgo pedagógico (Madrid. La Muralla. 2019) y (con J. Domingo): Comunidades de práctica profesional y mejora de los aprendizajes (Barcelona: Graó, 2024).
Ulcca Joshi Hansen
Autora do livro premiado The Future of Smart, apresentadora do podcast The Future of Smart e duas vezes oradora TEDx cujo trabalho foi apresentado pelo The Washington Post, NPR e na COP26, é uma futurista reconhecida internacionalmente. Especialista e líder de pensamento em design e sistemas centrados no ser humano, a investigação e os escritos de Hansen exploram o que significa reconstruir a ligação humana e a coesão social num momento de rápidas mudanças sociais e tecnológicas, incluindo os avanços na inteligência artificial.
As suas palestras e workshops abrangem história, ciência e filosofia, enquanto ela convida o público a reexaminar os pressupostos sobre o propósito da educação e como mudar as nossas expectativas e mentalidades para melhor nos alinharmos com as realidades que os jovens encontrarão quando abandonarem a educação formal.
Iniciou a sua carreira como educadora de infância/escola primária com foco na educação especial. Doutorou-se na Universidade de Oxford, onde estudou neurociência e desenvolvimento humano; e o seu JD pela Harvard Law School.
Kaleb Rashad
Catalisador na inovação educativa, conhecido pela sua liderança transformadora como antigo CEO da High Tech High, uma rede pioneira de 16 escolas de aprendizagem baseadas em projetos em San Diego. Kaleb trabalha ao lado de grupos de estudantes, educadores e famílias, organizadores comunitários, fundações e organismos governamentais, nos EUA e no estrangeiro, para promover a criatividade, a inovação e a equidade na educação. Kaleb tem formação académica em Desenvolvimento Humano, Liderança Educacional, Mudança Organizacional com foco na confiança relacional.
Ana Mira Vaz
Nasceu em Lisboa em 1966. Estudou língua portuguesa e outras línguas que lhe interessaram, sobretudo pela possibilidade de ler livros no original. Foi tradutora e intérprete de conferências. Durante 22 anos nunca se cansou de ensinar, mas também de aprender, com a cabeça e com as mãos e o corpo todo. A certa altura, percebeu que o maior desafio seria construir uma escola de raiz e hoje o que faz é gerir pessoas e projetos no Colégio Pedro Arrupe. Ao mesmo tempo, participa em iniciativas de educação não-formal e acompanhamento de crianças e jovens em risco de exclusão social.
Nuno Mantas
(Setúbal, 1969), Licenciatura em Engenharia Química, pelo Instituto Superior Técnico, e Pós-graduação em Administração Escolar, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Professor do grupo 510, Físico-Química, desde 1995. Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Sesimbra – Castelo Poente (AESCP), de 2004 a 2009. Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas da Boa Água, Quinta do Conde, durante a instalação do Agrupamento no ano letivo de 2009/2010. Diretor do Agrupamento de Escolas da Boa Água, desde maio de 2010. O Agrupamento da Boa Água, localizado na Quinta do Conde, concelho de Sesimbra existe desde 2009. Serve 1400 alunos divididos por 4 escolas com alunos do pré-escolar ao 9º ano. Foi uma das 7 escolas do país envolvida no Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), iniciado em 2016/2017, por iniciativa da DGE. A Boa Água, que tem Plano de Inovação desde 2019, tem um Projeto Educativo centrado na comunicação interpares e no trabalho de projeto. Na Avaliação Externa de Escolas de 2023, promovida pela IGEC foi uma das escolas a ter avaliação Excelente em todos os domínios avaliados.