Quem lidera o ensino e a aprendizagem nas escolas? 18 Outubro, 2019 – Tags: educação, investigação e ação, liderança, liderança pedagógica, melhoria no ensino, professores
A Fundação Manuel Leão, em parceria com o Município de Abrantes, acaba de editar a obra “Quem lidera o ensino e a aprendizagem nas escolas?” com a coordenação da Prof. Maria do Céu Roldão.
Um diretor lidera de facto o modo de ensinar dos seus professores? Se sim, como procede para o conseguir? Os designados líderes intermédios são agentes de liderança efetiva, traduzida em influência pedagógica, coordenação, regulação da ação de ensinar ou, sobretudo, responsáveis administrativos e agentes de contacto com os atores na estrutura organizativa que asseguram predominantemente funções de passagem de informação, cumprimento de regras e decisões? A liderança, vista em termos de direção e gestão organizacional, e a docência, olhada como ação de responsabilidade e gestão individualizadas, conflituam com a liderança pedagógica sustentada na teoria e na investigação que no discurso é proclamada, mas na realidade é menos visível, não obstante a existência de numerosos espaços e contextos envolvidos numa mudança de paradigma de gestão e ação docente. [adaptado da introdução]