A Fundação Manuel Leão participou num estudo internacional sobre o Abandono Escolar Precoce (AEP), analisando o fenómeno em Portugal, em parceria com o CEPCEP da Universidade Católica e o apoio da Fundação Porticus.
O presidente do Conselho de Administração da Fundação Manuel Leão, Joaquim Azevedo, foi distinguido pelo Município do Porto em reconhecimento dos contributos para a cidadania local, com a medalha de Mérito da Cidade do Porto.
“Exaustos, desiludidos ou baralhados. Um terço dos professores sente-se assim“ Inquérito a 2910 professores. 60% lamentam que os pais “não se preocupem com a educação dos seus filhos”. Desmotivação, falta de apoio familiar e desatenção são os problemas maiores que identificam nos alunos dos dias de hoje. fonte Público “Maioria dos professores não se sente valorizado“ “Exausta” e “desiludida” são os adjectivos mais usados para caracterizar a relação com o exercício da profissão, de acordo…
A Fundação Manuel Leão criou uma colecção de livros de fotografia que revela, pela primeira vez, o espólio de Teófilo Rego (1914-1993). Fotógrafo do Porto e das suas gentes, do Douro e das romarias do Norte, Teófilo Rego trabalhou intensamente nas décadas de 50 e 60, captando a realidade em seu redor. A colecção inicia-se com dois livros um sobre a Ribeira e outro sobre o Douro. Outros volumes se seguirão, em 2006 e 2007,…
Há uma forte relação entre o nível sócio-económico-cultural e o desempenho escolar dos alunos. Esta foi uma das conclusões a que chegou um estudo feito ao longo de cinco anos em 31 escolas com ensino secundário. Durante a apresentação dos resultados, os investigadores criticaram a organização de listagens – vulgarmente conhecidas por “rankings” – das escolas secundárias que serão divulgadas depois de amanhã, por constituirem a imagem mais “liofilizada e ignorante” que se pode ter…