Personalize as preferências de consentimento
Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo. Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site. Também utilizamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar como você usa este site, armazenam suas preferências e fornecem conteúdo e anúncios que são relevantes para você. Estes cookies só serão armazenados no seu navegador com o seu consentimento prévio. Você pode optar por ativar ou desativar alguns ou todos esses cookies, mas a desativação de alguns deles pode afetar sua experiência de navegação.
 
Sempre ativo
Os cookies necessários são necessários para ativar os recursos básicos deste site, como fornecer login seguro ou ajustar suas preferências de consentimento. Estes cookies não armazenam quaisquer dados de identificação pessoal.
 

Sem cookies para mostrar

Os cookies funcionais ajudam a executar determinadas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedback e outros recursos de terceiros.
 

Sem cookies para mostrar

Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
 

Sem cookies para mostrar

Os cookies de desempenho são usados ​​para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.
 

Sem cookies para mostrar

Os cookies publicitários são utilizados para fornecer aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitou anteriormente e para analisar a eficácia das campanhas publicitárias.
 

Sem cookies para mostrar

As neurociências têm vindo a dar importantes contributos para percebermos o modo como aprendemos e como pensamos. Mais especificamente, os estudos sobre o cérebro, esse verdadeiro “órgão social”, como lhe chama Cozolino, ajudam-nos a perceber melhor como podemos e devemos pensar e apoiar o processo de ensino e aprendizagem, na hora de prosseguirmos o objetivo de proporcionar um desenvolvimento mais equilibrado a todas as crianças e jovens, a par de conseguirmos alcançar melhores resultados académicos.

Não sendo nosso propósito dialogar de modo particular e direto com neurocientistas, é importante não fugirmos, como educadores, ao encontro com estas principais aquisições das neurociências e da psicologia cognitiva. Por isso, a Fundação Manuel Leão, convidou dois reputados conferencistas espanhóis desta área para virem a Vila Nova de Gaia, seja para nos apresentarem essas aquisições, seja para connosco refletirem sobre as implicações mais diretas para o campo da educação escolar.

A oportunidade é excelente e teremos Chema Lázaro e Jesus Guillén connosco todo o dia de 2 de julho. De manhã apresentarão o quadro teórico e de tarde aprofundarão os seus contributos em diálogo contínuo com os presentes, divididos em dois grupos, um com cada palestrante.

“A educação do futuro está aqui” cá está de novo, no seu #5. Não podemos parar de compreender as mudanças que se operam no mundo, na economia, na cultura e na ciência, se queremos manter o projeto cultural da educação escolar algo vivo, atrativo e desafiante para todas e cada uma das crianças que nos são confiadas.

Ao mesmo tempo, podemos rever-nos, no termo de mais um ano letivo, e quem sabe, programas novas iniciativas para 2019/20.

Reservem a data e consultem o programa.

 

Joaquim Azevedo
Presidente da Fundação Manuel Leão