Personalize as preferências de consentimento
Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo. Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site. Também utilizamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar como você usa este site, armazenam suas preferências e fornecem conteúdo e anúncios que são relevantes para você. Estes cookies só serão armazenados no seu navegador com o seu consentimento prévio. Você pode optar por ativar ou desativar alguns ou todos esses cookies, mas a desativação de alguns deles pode afetar sua experiência de navegação.
 
Sempre ativo
Os cookies necessários são necessários para ativar os recursos básicos deste site, como fornecer login seguro ou ajustar suas preferências de consentimento. Estes cookies não armazenam quaisquer dados de identificação pessoal.
 

Sem cookies para mostrar

Os cookies funcionais ajudam a executar determinadas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedback e outros recursos de terceiros.
 

Sem cookies para mostrar

Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
 

Sem cookies para mostrar

Os cookies de desempenho são usados ​​para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.
 

Sem cookies para mostrar

Os cookies publicitários são utilizados para fornecer aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitou anteriormente e para analisar a eficácia das campanhas publicitárias.
 

Sem cookies para mostrar

Apresentação

Após o período de confinamento, em que escolas, alunos, professores e famílias se tiveram de reorganizar em torno de um “ensino remoto de emergência”, a que os professores responderam com profissionalismo, generosidade e criatividade, é tempo de fazer um balanço e de preparar o próximo ano letivo, em cada escola.

Como a incerteza permanece, o desafio continua a ser imenso. Temos a vantagem de já ter percorrido mais de três meses de uma experiência inusitada e verdadeiramente exigente e complexa. Mas que balanço fazemos? O que aprendemos de mais importante? Em que medida é que a experiência acumulada já foi objeto de identificação e análise, tendo em vista incorporarmos os ganhos no arranque do próximo ano? Vamos deitar tudo a perder ou vamos estar capazes de desempenhar ainda melhor a missão educativa escolar? Como vamos fazer face à progressão das desigualdades? Como vamos organizar as primeiras semanas de trabalho, com que energia inovadora?

O que é preciso prever, em termos de cenários e de recursos para cada um deles, que ganhos incorporar em termos pedagógicos e organizacionais?

Para equacionarmos estas e outras questões idênticas, o que vos propomos é a participação no Webinário da Fundação Manuel Leão sobre “Ano letivo 2020/21: começar de novo? Recomeçar tudo como antes?”, que se vai realizar no dia 20 de julho, às 16.30h.

Juntos e cooperantes vamos pensar e fazer melhor do que isolados ou cada escola para seu lado.

Oradores

Filipe de Castro
Professor Física e Quimica . Formador Tecnologia Educativa . Equipa pedagógica de desenvolvimento de ambientes de aprendizagem (EPDAA) . Programa UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola)

Adelino Calado
Ex-diretor do Agrupamento de Escolas de Carcavelos

Mário Rocha
Diretor do Agrupamento de Escolas de Cristelo – Paredes

Joaquim Azevedo
Moderador – Fundação Manuel Leão