Apresentação

Após o período de confinamento, em que escolas, alunos, professores e famílias se tiveram de reorganizar em torno de um “ensino remoto de emergência”, a que os professores responderam com profissionalismo, generosidade e criatividade, é tempo de fazer um balanço e de preparar o próximo ano letivo, em cada escola.

Como a incerteza permanece, o desafio continua a ser imenso. Temos a vantagem de já ter percorrido mais de três meses de uma experiência inusitada e verdadeiramente exigente e complexa. Mas que balanço fazemos? O que aprendemos de mais importante? Em que medida é que a experiência acumulada já foi objeto de identificação e análise, tendo em vista incorporarmos os ganhos no arranque do próximo ano? Vamos deitar tudo a perder ou vamos estar capazes de desempenhar ainda melhor a missão educativa escolar? Como vamos fazer face à progressão das desigualdades? Como vamos organizar as primeiras semanas de trabalho, com que energia inovadora?

O que é preciso prever, em termos de cenários e de recursos para cada um deles, que ganhos incorporar em termos pedagógicos e organizacionais?

Para equacionarmos estas e outras questões idênticas, o que vos propomos é a participação no Webinário da Fundação Manuel Leão sobre “Ano letivo 2020/21: começar de novo? Recomeçar tudo como antes?”, que se vai realizar no dia 20 de julho, às 16.30h.

Juntos e cooperantes vamos pensar e fazer melhor do que isolados ou cada escola para seu lado.

Oradores

Filipe de Castro
Professor Física e Quimica . Formador Tecnologia Educativa . Equipa pedagógica de desenvolvimento de ambientes de aprendizagem (EPDAA) . Programa UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola)

Adelino Calado
Ex-diretor do Agrupamento de Escolas de Carcavelos

Mário Rocha
Diretor do Agrupamento de Escolas de Cristelo – Paredes

Joaquim Azevedo
Moderador – Fundação Manuel Leão