Personalize as preferências de consentimento
Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo. Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site. Também utilizamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar como você usa este site, armazenam suas preferências e fornecem conteúdo e anúncios que são relevantes para você. Estes cookies só serão armazenados no seu navegador com o seu consentimento prévio. Você pode optar por ativar ou desativar alguns ou todos esses cookies, mas a desativação de alguns deles pode afetar sua experiência de navegação.
 
Sempre ativo
Os cookies necessários são necessários para ativar os recursos básicos deste site, como fornecer login seguro ou ajustar suas preferências de consentimento. Estes cookies não armazenam quaisquer dados de identificação pessoal.
 

Sem cookies para mostrar

Os cookies funcionais ajudam a executar determinadas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedback e outros recursos de terceiros.
 

Sem cookies para mostrar

Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
 

Sem cookies para mostrar

Os cookies de desempenho são usados ​​para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.
 

Sem cookies para mostrar

Os cookies publicitários são utilizados para fornecer aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitou anteriormente e para analisar a eficácia das campanhas publicitárias.
 

Sem cookies para mostrar

Apresentação

Estamos de regresso com mais um encontro “O futuro da educação está aqui!”. Isso é muito bom!

Vamos enfrentar um tema-problema que a todos inquieta: todos experimentamos o impacto do acesso e uso dos novos dispositivos digitais-ecrãs. Estão por todo o lado, em todas as mãos e a toda a hora. O seu impacto na vida das crianças é surpreendente e preocupante. Os desenvolvimentos da inteligência artificial, a par da robótica e da nanotecnologia, estão a introduzir variáveis muito novas quanto ao que é ensinar e aprender, no que respeita ao clima em que a educação se processa (como, quem, quando, …). O impacto na escola só pode ser grande e tenderá a aumentar muito com o passar dos anos e com uma evolução tecnológica que sabemos imparável.

Sentimos que é preciso conversarmos mais sobre o assunto entre os educadores, pois tendemos a ficar inseguros e a temer “perder o pé”: conhecer mais e melhor o que se passa, refletir sobre os efeitos do uso e acesso aos novos dispositivos e às suas aplicações, desvelar impactos sobre o desenvolvimento de cada pessoa, sobretudo das crianças, com base em estudos que estão a ser realizados… tudo muito em cima dos próprios acontecimentos… Ou seja, é preciso mesmo estarmos mais por dentro (in) para estarmos mais capazes (on).

No dia 1 de março, em Vila Nova de Gaia, estaremos juntos de novo e teremos à nossa disposição um conjunto de pensadores (de manhã) e de experiências desenvolvidas em ambiente escolar (de tarde) que nos irão certamente ajudar a abrir novos horizontes e novas possibilidades de ação.

Meter a cabeça na areia é que não é caminho para uma educadora e um educador. Juntos podemos (re)construir significados, ambientes e projetos. Contamos consigo.

Joaquim Azevedo
Presidente da Fundação Manuel Leão

PROGRAMA

9.30h
Abertura
Joaquim Azevedo, Presidente da Fundação Manuel Leão

9.45h
Conferência
Sedentarismo infantojuvenil, cultura digital e escola ativa
Carlos Neto, Professor Catedrático Jubilado, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa

10.45h
Debate

11.15h
Intervalo

11.45h
Debate (aprofundamento)
Os ecrãs (o uso dos dispositivos eletrónicos, a Inteligência artificial, a digitalização das sociedades) e a educação. Mercado ou vida melhor? Usufruto ou adição? Privado ou comum? Reação ou ação? Medo ou diálogo?
Animação do debate: Carlos Neto e Joaquim Azevedo

13.00h 
Intervalo para almoço

14.30h
Apresentação de dinâmicas em curso nas escolas

14.30h
#NarcissusMeetsPandora: os retratos dos adolescentes e jovens
nas redes sociais. Um projeto com e para escolas
Inês Azevedo, Casa da Imagem, Fundação Manuel Leão

15.15h
Do acesso à participação: práticas mediáticas e cultura participativa
de crianças e jovens
Sara Pereira, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

16.00h
Debate

16.30h
Conclusão e encerramento
Joaquim Azevedo, Presidente da Fundação Manuel Leão