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Sinopses e notas biográficas


Sedentarismo infantojuvenil, cultura digital e escola ativa

Carlos Alberto Ferreira Neto
Professor Catedrático (Jubilado) da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL). Foi Presidente da Casa da Praia-Centro Doutor João dos Santos (2016-2020). Foi membro efetivo do Conselho Geral da Universidade de Lisboa (2015-2017). Presidente da FMH (janeiro de 2010 a julho de2014), faz atualmente parte do Departamento de Desporto e Saúde e do Laboratório de Comportamento Motor.  

 
Instrutor de Educação Física pela Escola de Educação Física de Lisboa (1971); Licenciado em Educação Física (1975) pelo Instituto Nacional de Educação Física, foi professor no Instituto Superior de Educação Física (1976 até 1984) e foi docente da Faculdade de Motricidade Humana desde 1985 até 2021. É docente na “Cooperativa de Ensino A Torre”, desde 1972. 

Foi fundador da Sociedade de Educação Física, membro de diversas revistas científicas e tem publicado vários trabalhos em revistas científicas, capítulos de livros e participado em diversos seminários, congressos e ações de formação sobre Educação Física e Desporto, desenvolvimento motor e ensino da educação física nos primeiros níveis de escolaridade e jogo e desenvolvimento da criança. 
 
As principais linhas de investigação situam-se no estudo do desenvolvimento de habilidades motoras e efeitos de situações de ensino (1); jogo e desenvolvimento motor da criança (2); rotinas de vida e independência de mobilidade em crianças e jovens (3); “Bullying” nos recreios escolares (recess) e em contextos desportivos (4); formação desportiva em crianças e jovens (5). 
 
Foi membro do Conselho Coordenador do Instituto de Apoio à Criança, tendo participado na criação e coordenação do Grupo de Actividade Lúdica. Foi fundador e presidente da Sociedade Internacional para Estudos da Criança (SIEC), foi representante Português da “International Play Association (IPA) entre 1990 e 2020.  Organizou em Lisboa (1999) a “XIV IPA World Conference” (Play and Community), em 1997 o “20th International Congress ” (Play and Society) do ICCP (International Council of Children´s Play) e em 2008 a 4th International Conference of Violence in School. 
 
Entre 1998-2003 foi coordenador da equipa de Lisboa (FMH) do projeto internacional, “TMR Network Project – Nature and Prevention of Bullying: the causes and nature of bullying and social exclusion in schools, and ways of preventing them”.  
 
É autor de vários dos livros, entre os quais se destaca: “Jogo e Desenvolvimento da Criança”, “Motricidade e Jogo na Infância”, “Tópicos em desenvolvimento na Infância e adolescência”, “Brincar em Cascais”, “Bullying in Youth Sports Training: New Perspectives and Practical Strategies”,“Libertem as Crianças” e “Inovar em Cascais: Corpo Ativo, Cérebro Aprendente”. 

 

Dinâmicas em curso nas escolas

#NarcissusMeetsPandora: os retratos dos adolescentes e jovens nas redes sociais 

Um projeto com e para escolas.

Sinopse
As redes sociais são lugares que permitem tanto a mobilização de movimentos sociais que nos apontam problemáticas às quais devemos atender, como proporcionam o surgimento de discursos de ódio e de falsidade. Compreender o modo como nos representamos e como representamos o outro é percorrer um caminho de tomada de consciência sobre o poder da imagem na formação dos discursos sociais. Com o projeto de âmbito escolar “#NarcissusMeetsPandora: os retratos dos adolescentes e dos jovens nas redes sociais”, criamos atividades artísticas e educativas que pretendem promover a utilização das redes sociais como lugares de solidariedade, de alteridade e de participação cívica. Através de atividades práticas, lúdicas e criativas desenvolvemos propostas que exploram a imagem de retrato como meio de representação, capaz de contribuir para uma sociedade mais integradora e solidária. Neste Seminário iremos apresentar o projeto e o modo como foi aplicado em sala de aula. Vamos partilhar o “Guia para Educadores”, o “Guia de avaliação” e as diversas atividades artísticas prontas a implementar!

Inês Azevedo
Co-coordenadora da Casa da Imagem, um lugar dedicado à arte e à mediação pertencente à Fundação Manuel Leão. A Casa da Imagem tem como missão a mediação, o estudo, a interpretação, a conservação e a exposição do Fundo Fotográfico Teófilo Rego, da casa/indústria da “Rocha Artes Gráficas” e a criação e educação artísticas, tendo em vista a contribuição para uma sociedade mais justa, participativa e livre para as pessoas e os grupos sociais com os quais se relaciona.

Desenvolve diversos projetos nacionais e internacionais, maioritariamente em colaboração com escolas, que articulam as literacias visuais, digitais e legais com questões de Direitos Humanos através de propostas práticas de base artística.
Formada nas áreas das artes e da educação, atualmente frequenta o doutoramento em estudos do património – museologia.

 

Do acesso à participação: práticas mediáticas e cultura participativa de crianças e jovens

Sinopse
Com esta intervenção pretende-se apresentar alguns resultados do projeto bYou – Estudo das vivências e expressões dos jovens sobre os media, em curso no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Este projeto tem como objetivo principal conhecer as práticas de acesso, consumo e produção mediática de crianças e jovens entre os 11 e os 18 anos, bem como promover a sua expressão e participação através e sobre os media. Metodologicamente, o estudo desenvolve-se em três fases: (1) aplicação de questionários a uma amostra de 1131 crianças e jovens do 6.º, 9.º e 12.º ano de escolaridade de Agrupamentos de Escola a nível nacional; (2) realização de grupos de foco com uma amostra de 390 crianças e jovens da mesma idade; (3) criação do Mural Digital bYou (muralbyou.pt) e lançamento da campanha “Expressa-te”, duas iniciativas que pretendem promover a expressão e a participação de jovens até aos 18 anos. A partir da apresentação de alguns dados provenientes destas três fases, pretende-se dar a conhecer o acesso e os usos dos media dos participantes neste estudo. Pretende-se igualmente analisar as suas práticas de produção e de participação e debater a importância de promover uma cultura participativa.

Sara Pereira
Professora Associada com Agregação do Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Ciências da Comunicação, e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho.
Em 2020 realizou provas de Agregação em Ciências da Comunicação e em 2004 doutorou-se em Estudos da Criança, especialização de Educação para os Media, na Universidade do Minho.
Tem como principais áreas de investigação as crianças, os jovens e os media; os direitos de expressão e de participação de crianças e jovens; Literacia para os Media; e públicos e práticas mediáticas. Tem coordenado vários projetos nacionais e europeus e é autora de diversas publicações nestas áreas. Atualmente é Investigadora Responsável do projeto “bYOU – Estudo das vivências e expressões de crianças e jovens sobre os media”, financiado pela FCT.
É co-coordenadora do MILObs – Observatório sobre Media, Informação e Literacia e foi coautora do programa de rádio Ouvido Crítico, emitido semanalmente na Antena 1 entre 2018 e 2022.
É Diretora do Mestrado em Ciências da Comunicação desde julho de 2021.