As motivações e preocupações dos professores 18 Julho, 2016
A Fundação Manuel Leão, que se encontra a celebrar os 20 anos da sua constituição, está a promover um conjunto de iniciativas, articuladas também com a simultânea celebração dos 30 anos da Lei de Bases do Sistema Educativo.
Para além dos encontros sobre “ A educação do futuro está aqui!”, vamos promover um novo encontro a 9 de setembro, com dois objetivos principais:
(i) dar a conhecer e debater os principais resultados do inquérito aos professores portugueses sobre o estado atual das suas “motivações e preocupações”;
(ii) divulgar e debater o estado da educação em Portugal, na perspetiva do Programa AVES – Avaliação Externa de Escolas; ao fim de quinze anos de aplicação contínua de uma bateria de questionários sobre a qualidade da educação das escolas portuguesas, a Fundação vai devolver à sociedade portuguesa o conhecimento que foi acumulando sobre as suas escolas. Quais os resultados escolares dos alunos? Como tem evoluído a opinião dos pais, dos alunos e dos professores sobre as suas escolas?
Estes são dois motivos muito fortes para depositarmos uma grande expectativa neste evento. Temos poucas leituras sólidas e independentes acerca do que se passa na educação em Portugal e essa voz também precisa de se fazer ouvir. Por outro lado, os resultados do questionário aos professores surgem num momento em que muito se fala do cansaço, do esgotamento, do “burnout” que acampou entre os docentes portugueses, cada vez mais envelhecidos. Será verdade? Ou essa é uma visão que alguém quer fazer passar sobre o que sentem os professores? Mas, então, o que sentem, no termo do ano letivo 2015/16?
Anote na sua agenda, porque vai valer a pena voltar a Vila Nova de Gaia.