Diretores Escolares em Ação 27 Outubro, 2020
A Fundação Manuel Leão, em parceria com o Instituto de Educação, da Universidade do Minho, acaba de editar a obra “Diretores Escolares em Ação” com a organização de Licínio Lima, Virgínio Sá e Leonor L. Torres.
“Estudar os diretores escolares em ação não se restringe ao mero estudo da ação dos diretores escolares. Para além da análise do modo de atuação dos diretores, pretendeu-se captar as condições de produção da sua ação e os seus efeitos plurais nas organizações escolares.
O modo como os diretores escolares se autorrepresentam, espelhado nas suas respostas a um inquérito por questionário, constituiu uma entrada rica em informação e pistas interpretativas sobre as contradições inerentes à sua centralidade subordinada, à forma como gerem as margens relativas de autonomia e como lidam, sem resistências de maior, com o enfraquecimento da democraticidade da governação escolar.
Contudo, este desbravar de significados e representações ficaria incompleto se limitado às imagens produzidas unicamente pelos diretores. A compreensão dos processos de gestão e liderança exigiu uma aproximação empírica aos contextos concretos de atuação, que permitisse apreender o fluir das relações de poder que diariamente se tecem nas organizações escolares. Os quatro estudos de caso realizados permitiram, justamente, adentrar um pouco mais nas lógicas de gestão e liderança, nas relações de poder e de negociação, ao mesmo tempo que contribuíram para a compreensão dos padrões culturais que persistem para além das mudanças normativas e morfológicas. Os vários capítulos deste livro suscitam questionamentos diversos, sinalizam especificidades, mas também algumas regularidades que agora partilhamos com o leitor.”