Educação

Desde as suas primeiras atividades, que começaram em 1998, a Fundação procurou responder às necessidades educativas com que a sociedade portuguesa se deparava, sem se desvincular dos seus fins estatutários, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação em Portugal.

Assim, em 2001, criou o Programa de Avaliação Externa de Escolas (AVES), como instrumento de apoio à autoavaliação. Este Programa inédito e pioneiro em Portugal tem-se mantido ao longo dos anos, dada a sua pertinência e qualidade e tem se mostrado uma ferramenta eficaz para a promoção de um ensino de qualidade, no apoio à autoavaliação e às ações de melhoria.

Ativo desde 1999, o Centro de Estudos Sociais da Fundação Manuel Leão, é um espaço vocacionado para a investigação e estudos com particular destaque para as áreas da formação, qualificação, educação, desenvolvimento social e avaliação, bem como a realização de seminários, colóquios e encontros de reflexão.

A par destas iniciativas a Fundação apoia edições de caráter científico na área de educação, desde ensaios a trabalhos de investigação, nomeadamente através do DPP – Desenvolvimento Profissional de Professores.

Em 2010, a Fundação lançou a revista interdisciplinar sobre o desenvolvimento humano – RIDH para incentivar a reflexão de um modelo de desenvolvimento social de rosto humano, na procura do bem comum.

Em 2016, foi lançado o primeiro seminário do Ciclo de encontros ‘A Educação do Futuro está aqui!’, que já reuniu centenas de professores e educadores de todo o país.

Em 2023, a Fundação lançou a rede RIMED para a realização conjunta de uma reflexão sobre a inovação e a melhoria da educação, no atual contexto, uma plataforma de encontro e de colaboração entre pessoas.

Programa de Avaliação Externa de Escolas

O Programa AVES – Avaliação Externa de Escolas nasce como um contributo para alcançar o objetivo de ligar, no terreno de cada escola, a identificação dos fatores que promovem e/ou impedem a qualidade do seu desempenho com as ações e os projetos que, ainda em cada escola, se podem mobilizar em ordem à melhoria deste mesmo desempenho social. A convergência entre as duas dinâmicas, cremos nós, pode acelerar os processos que contribuem para melhorar a qualidade das escolas secundárias portuguesas.

Saiba mais sobre o Programa AVES

Apoio à investigação científica

A Fundação Manuel Leão apoia de investigação científica desde que enquadrados nas suas áreas de intervenção. O apoio traduz-se, após uma criteriosa análise por especialistas de cada área, na publicação e divulgação do trabalho proposto ao apoio. Para tal criou duas coleções, uma para ensaios (FML) e outra para trabalhos de investigação (DPP – Desenvolvimento Profissional de Professores).

Consulte aqui as publicações

RIMED

Esta rede, constituída por parceiros institucionais (escolas, agrupamentos de escolas, autarquias, centros de formação, associações e outras entidades públicas e privadas) e individuais (dirigentes, investigadores e profissionais da educação), propõe-se atuar em três grandes linhas: apoiar Projetos de Inovação e Melhoria Educacional, junto de Agrupamentos, Escolas, autarquias e outras instituições; criar uma Rede de escolas apostadas na inovação e melhoria educacional; e organizar um sistema permanente de visitas cruzadas entre escolas portuguesas e entre estas e os case studies mundiais da inovação escolar.

Saiba mais sobre a RIMED

Ciclo de encontros ‘A Educação do Futuro está aqui!’