Estudos

Dos estudos já realizados destacam-se:

  • Mapeamento do Abandono Escolar Precoce em Portugal
    Fundação Manuel Leão e CEPCEP – Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, Universidade Católica Portuguesa, investigação suportada pela Porticus Iberia, 2021
  • Apoio ao Projeto Educativo Municipal (apoiar o Observatório PEM e dar continuidade ao apoio nas escolas)
    Município de Abrantes, 2021
  • Assessoria para a melhoria e desenvolvimento das dinâmicas da educação no Município do Porto
    Câmara Municipal do Porto, 2021
  • Revisão da Carta Educativa de Vale de Cambra
    Município de Vale de Cambra [em execução]
  • Atualização da Carta Educativa do Município de São João da Madeira
    São João da Madeira [em execução]
  • Apoio técnico para a atualização da Carta educativa do Município de Aveiro e para a construção do Plano Estratégico Educativo do Município de Aveiro
    Município de Aveiro [em execução]
  • As motivações e preocupações dos professores [ler o estudo]
    Fundação Manuel Leão, 2016
  • Implementação do Projeto Fénix nos 1.º e 2.º ciclos do Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte e acompanhamento técnico e científico do projeto de desenvolvimento educativo em Ovar
    Câmara Municipal de Ovar, 2015-2016
  • Revisão da Carta Educativa de Ílhavo
    Câmara Municipal de Ílhavo, 2015-2016
  • Avaliação do Projeto Gai@aprende+
    Município de Vila Nova de Gaia, 2015
  • Atualização da Carta Educativa de Vila Nova de Gaia
    Município de Vila Nova de Gaia, 2015-2016
  • Desenvolvimento e acompanhamento no projeto “Uma escola de pessoas com projetos de vida com sentido”
    2014-2016
  • Projeto Educativo, revisão e reformulação da Carta Educativa Municipal
    Câmara Municipal de Ovar, 2014
  • Percursos escolares e profissionais dos jovens diplomados pelo Colégio Internato dos Carvalhos, entre 2007-2012
    Colégio Internato dos Carvalhos, 2014
  • Resultados das Escolas do Concelho de Santa Maria da Feira
    Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, janeiro 2014
  • Análise dos resultados do inquérito sobre o processo de ensino-aprendizagem no ISPGaya
    (ISPGAYA, 2010)
  • Itinerários Profissionais Imprevisíveis e Formação ao Longo da Vida
    Estudo sobre os itinerários profissionais, 2007
  • Carta Educativa do concelho de Matosinhos
    Câmara Municipal de Matosinhos, 2006
  • Carta Síntese do Entre Douro e Vouga
    (Associação de Municípios Terras de Santa Maria, em 2005)
  • Cartas Educativas Concelhias – Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e São João da Madeira
    (Associação de Municípios Terras de Santa Maria, em 2005)
  • Melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens
    (Projecto de cooperação entre a Fundação Manuel Leão e a Cooperativa de Ensino Didáxis, 2003-2005)
  • O voluntariado e as empresas. Breve estudo exploratório do caso português
    (estudo desenvolvido para a Comissão Nacional para o Ano Internacional dos Voluntários, em 2001)
  • O Instituto Politécnico do Porto e os Cursos de Especialização Tecnológica
    (estudo para o IPP – Instituto Politécnico do Porto)
  • Ficha técnica sobre a avaliação da formação na empresa
    (estudo para a Associação Empresarial de Portugal – Programa PRONACI)
  • Evolução da oferta e da procura do nível secundário: que estratégia para o ensino tecnológico e profissional em Portugal
    (estudo para a SEDES – Associação Para o Desenvolvimento Económico e Social)
  • O Ensino Profissional em Portugal. Uma estratégia para o seu desenvolvimento
    (estudo para a ANESPO – Associação Nacional do Ensino Profissional)
  • Caderno temático sobre A Responsabilidade Social da Empresa e a Formação
    (estudo para a Associação Empresarial de Portugal – Programa PRONACI)
  • Prioridades para a qualificação dos recursos Humanos do Entre-Douro-e-Vouga
    (estudo para a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria)
  • Prioridades para a qualificação dos Recursos Humanos do Entre-Douro-e-Vouga
    (relatório elaborado em Dezembro de 2000 para a Associação de Municípios de Terras de Santa Maria)
  • Artes e ofícios tradicionais e micro-empresas comerciais – Formação e qualificação
    (2000) [Proposta de um conjunto de programas gerais de formação para as várias áreas de intervenção]
  • Avaliação do Programa Operacional da Economia
    (estudo realizado para o PEDIP – Ministério da Economia, em 1999)
  • As Necessidades de Formação para a Sociedade da Informação
    (estudo para a Fundação para a Computação Cientifica Nacional, FCCN, em 1999)