EDUfuturo
Rede de Escolas para a Transformação da Educação
2016-2024
Da iniciativa “EDUfuturo” à RIMED-Rede para a Inovação e Melhoria da Educação
Em 2016, fruto de um acordo de colaboração entre a Fundação Manuel Leão e a e a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, foi criada a iniciativa EDUfuturo. Esta foi apresentada como “uma plataforma de escolas, ligadas em rede, de adesão voluntária, que reúne entidades que trabalham pela profunda reestruturação do modelo escolar atual. Visa congregar escolas interessadas neste processo de transformação, acompanhar os seus dirigentes e docentes em momentos de estudo, investigação e elaboração de projetos de ação e melhoria.”
A principal marca destes anos consistiu na realização dos seminários “A educação do futuro está aqui”, uma série notável de encontros de professores e diretores de todo o país, que se reuniram, sempre em grande número, ano após ano, em Vila Nova de Gaia, partilhando com estudiosos, peritos, nacionais e internacionais, e com colegas de outras escolas, temáticas nucleares.
Após a pandemia, a dinâmica que estava lançada perdeu boa parte do seu dinamismo e foi esmorecendo, não tendo sido lançados os seminários previstos para os anos seguintes (só se realizou um em 2013, embora a Fundação tenha realizado, entretanto, outros seminários temáticos sobre educação).
No fim de 2023, a Fundação Manuel Leão, diante de reais dificuldades em prosseguir com o projeto de modo sistemático, determinado e persistente, decidiu dar por finda a iniciativa e criar a RIMED-Rede para a Inovação e Melhoria da Educação.
A experiência acumulada foi muito importante. O rasto de esperança que foi permanecendo nas escolas e nos educadores precisava de ser renovado e era necessário recriar algo que (i) mantivesse o foco na inovação educacional, (ii) valorizasse de modo mais claro a articulação em rede entre as escolas, centros de formação e educadores, (iii) contasse com o apoio de uma alargada Equipa Multidisciplinar de apoio, tanto para apoiar as redes entre escolas e educadores como para apoiar localmente processos de melhoria.