O Fundo Fotográfico Teófilo Rego é composto por um arquivo com cerca de 500 mil espécies fotográficas realizadas pela casa-indústria “Foto-Comercial Teófilo Rego” (1947-c.1998), por um conjunto de câmaras e dispositivos, que foram sendo colecionadas pelo fotógrafo e que documentam a evolução tecnológica desde o final do séc. XIX até meados do séc. XX, bem como por diversos equipamentos pertencentes ao seu estúdio fotográfico.
O arquivo da “Foto-Comercial Teófilo Rego” é um valioso referente fotográfico sobre o Porto e Norte de Portugal, que, a par do trabalho fotográfico pessoal, reúne o trabalho comercial desenvolvido ao longo de quase cinco décadas, sendo um dos mais representativos do panorama cultural e industrial da região norte.
O fundo, coordenado pela equipa da Casa da Imagem, encontra-se em fase de continuação da investigação do Arquivo sujo, da investigação sobre as imagens da Base de Dados on-line disponível para consulta pública, bem como da criação de parcerias de investigação com Centros de Estudo universitários.