Apresentação do 2º Seminário “A educação do Futuro está aqui!”
11 Julho 2016

Não vamos parar, como prometemos a todos quantos quiseram e puderam estar connosco por ocasião do nosso primeiro encontro “A educação do futuro está aqui!”, em Gaia, no passado dia 11 de março.

Vamos pois realizar um segundo encontro ainda antes de irmos para férias de Verão. Sabemos que a melhoria da educação e sobretudo as mudanças disruptivas que é preciso empreender não são tarefa fácil e que, cada um sozinho e cada instituição isolada, é caminho que acaba em becos sem saída.

Por isso, precisamos de estar juntos mais vezes e de trabalhar mais cooperativamente. Para já convidamos mais escolas e mais projetos inovadores, com diversas dimensões e facetas, desenvolvidos tanto em meios urbanos como rurais, tanto nacionais como internacionais.

O importante, para já, é iniciarmos novos projetos, continuarmos projetos já encetados, ligarmos a inovação que já empreendemos a outras dinâmicas similares, tudo para que as crianças e os jovens possam vir a usufruir de uma nova educação escolar, capaz de fomentar o seu acesso ao conhecimento e a um leque amplo de valores e competências, capaz de os tornar pessoas críticas e criativas, pessoas respeitadoras do outro, do diferente e sobretudo do mais necessitado, capazes de se envolverem na busca de um mundo mais fraterno.

As mudanças no velho modelo escolar têm de ser muitas e profundas, se queremos resgatar as escolas da irrelevância sociocultural e de um reducionismo antropológico que as está a fazer mirrar e empobrecer drasticamente.

Assim, convido-vos para regressarem (ou virem de novo) a Vila Nova de Gaia, no dia 11 de julho, para prosseguirmos o caminho e partilharmos a esperança!

Teremos um modelo mais versátil, em que cada projeto ou dinâmica terá apenas 12 minutos de apresentação, tipo TED Talk, sendo estes tempos cumpridos rigorosamente. Assim, será possível ainda dispormos de algum tempo para a conversa e o debate.

Cá vos esperamos, um equipa que vos proporcionará a melhor hospitalidade.

Joaquim Azevedo
Presidente